10 agosto 2010

Boa tarde trambiqueiros !  e  ai tudo bom com vocês
Bem como vocês sabem  ontem dia 09/08  e hoje dia 10/08 tivemos "apresentações" da seleção de poemas referentes a  O reino das palavras; a metalinguagem  do livro adotado para esse bimestre e hoje, tivemos comentários sobre os poemas ,  MOTIVO apresentado por Lucas, Carol K e Priscilla - METÁFORA  por  Andrêssa Franca e Marcelynne - O COMPLÔ  por Bruninho - ULTIMA CRÔNICA- Iann e Aninha ! 
Então esses comentários para mim foram muito importantes [E PRA VOCÊS ? ],  por que facilitou bastante compreender mas rapidamente o poema, e nos apresentou um pouco mais  como se escreve um poema, o que devemos expressar e daí por diante
Hoje eu queria postar uma coisa um pouco diferente, eu queria fazer um breve comentários sobre uma crônica [ULTIMA CRÔNICA] lido em sala de aula, esse comentário vai ser mais uma bronca e um alerta para vocês . Como a crônica é muito grande vou colocar algumas partes e depois irei dar a continuação .
           
   " A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de coca-cola e o pratinho que o garçom deixou á sua frente. Por que não começa a comer ? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno á mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais observa além de mim [...] "

   " Como um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos "parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo [...] "
   " O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. De súbito, dá comigo a observá-lo, nossos olhos  se encontram, ele se perturba, constrangido - vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhos e enfim se abre num sorriso .  Assim eu queria minha ultima crônica: que fosse pura como esse sorriso . " 
                  [Fernado Sabino] 

 - ADAPTAÇÃO DA CRÔNICA 

  Meu Comentário

Gente que exemplo de vida que Fernando Sabino nos mostrou , bem ele tem toda razão , nos dias de hoje o que podemos retirar do nosso dia-a-dia ? o que paramos pra observar no nosso cotidiano  ? NADA ? É, provavelmente sua resposta será que nem a minha !  Hoje em dia a maioria das pessoas não sabem olhas a essências das coisas , não sabem ver o sentimento que elas podem conter ,  isso eu falo com toda certeza , porque até mesmo na nossa sola eu consigo observar isso . Hoje em dia as pessoas tem que para pra pensar, que felicidade se encontra nos gestos mais simples , nos sentimentos mas puros , e não precisamos esperar momentos grandiosos na nossa vida pra tentar encontrar alguma lição,  temos que saber enxergar com os olhos da alma , pois só assim conseguiremos ser felizes. Isso ai meus amigos , é essa a dica que eu dou para vocês, nem tudo é para sempre , amigos passam , familia passa, momentos felizes passam, então não esperem a ocasião certa , momentos grandiosos para demonstrar o que se está sentindo, não espero pra dizer que ama no amanhã, porque o amanhã pode não existir.  Se vocês pararem pra pensar irão ver o que já deixaram passar, eu falo isso porque depois que eu li essa crônica eu vi o quanto eu já desperdicei , então vamos tentar fazer que nem Fernando Sabino , enxergar a essência dos sentimentos nas pequenas coisas . 

E ai ? O que vocês acharam ? não esqueçam que vocês podem dar dicas sobre posts , e que comentar vale pontuação na nota de literatura então mão a obra
Lembretes : exercício de Gilsa da pagina 147  :D 

    beijos, Ivone . 

3 comentários:

  1. Essa crônica é muito interessante, e nos faz ver quantas coisas a gente deixa passar sem ao menos perceber. Fernando Sabino nos faz pensar sobre isso, e mostra que a gente precisa ver a felicidade nas pequenas e mais simples coisas. E que não devemos deixar pra amanhã o que podemos fazer hoje. Amar e compartilhar porque tudo na vida é passageiro. Bem, basicamente o que Ivone falou no comentário dela :D

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Eu também as vezes paro pra pensar em quanta coisa eu deixo passar, coisas que eu poderia ter dito e não disse, que poderia ter feito e não fiz etc, por isso que é sempre bom a gente parar pra refletir um pouco sobre como nós estamos vivendo a nossa vida e se realmente damos valor àquilo que realmente importa, até porque já dizia a frase: "o ser humano só dá valor a algo quando o perde". E o pior é que essa frase já ficou totalmente clichê, mas mesmo assim nós insistimos em fechar os olhos pra certas coisas que mereciam e muito a nossa atenção.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês duas, e assino em baixo em tudo. Eu sempre me pego pensando nas coisas que devia ter feito e não fiz, as quais eu poderia lucrar muito. Mas sempre achoq que posso fazer e quando vejo perdi muito tempo e só percebo a besteira que fiz quando perco algo. Realmente essa frase é a mias correta, "o ser humano só dá valor a algo quando o perde". Eu mesma já passei por várias situações dessas, em que só dei valor quando perdi, e já era tarde demais.

    ResponderExcluir