24 abril 2010

Romantismo

Logo após a independência do Brasil, nasce o Romantismo brasileiro. Ele assumiu em nossa literatura um significado de extrema importância, já que nasceu devido à necessidade de suscitar no brasileiro um sentimento nacionalista para pôr fim à dependência cultural do Brasil com Portugal. Por isso a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separassem de nossos antigos colonizadores, além de resgatar e criar símbolos de origem nacional.

A época Romântica no Brasil é dividida em três gerações:

- Primeira geração: nacionalista, indianista (há uma forte presença dos nativos nas obras) e religiosa.
Autores: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.

- Segunda geração: é um período também chamado de “mal do século”, porque apresentava temas obscuros, como a morte, amores impossíveis, escuridão, pessimismo e decepções.
Autores: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

- Terceira geração: esse período desenvolve uma poesia com caráter político e social, já que as obras se tratavam de temas como o abolicionismo, a opressão e a ignorância do povo brasileiro.
Autores: O maior representante dessa fase é Castro Alves, o “poeta dos escravos”, como era conhecido.

Bom, como vocês puderam ver, essas três fases trataram de temas um pouco distintos. Porém, com uma pequena ligação, já que todas elas eram voltadas para o Brasil e seus habitantes, fossem eles os nativos ou não. O que vocês acham disso? Comentem !