14 abril 2010

Oi Trambiqueiros!

Começamos o 2º bimestre e houve uma mudança nos integrantes do Blog. Agora as postagens serão feitas por: Ana Carolina Oliveira, Andrêssa Franca, Danusa Isabel, Maria Caroline Oliveira e Maria Tereza Lins. Espero que possamos melhorar cada vez mais o Blog e fazer vocês se interessarem mais!

Como nas últimas aulas de Gilsa pudemos conhecer mais sobre o teatro trágico e cômico da Grécia, postei um texto sobre as máscaras usadas nessas representações teatrais:




A civilização grega teve seu apogeu no séc. V a.C., período no qual o teatro também havia se desenvolvido a partir dos rituais das festas dionisíacas às apresentações das tragédias e comédias gregas. A máscara acompanha a mesma evolução, passando de ritualística para teatral. A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem. As máscaras também portavam grandes perucas, e no local em que se encaixava a boca havia uma espécie de cone que permitia uma maior propagação da voz. Essas máscaras eram desproporcionais ao tamanho do corpo humano, exigindo desta forma redimensionar todo o figurino para acompanhar a proporção estética, inclusive utilizando botas de saltos altos. E como a encenação das peças era feita exclusivamente por atores masculinos era necessário o uso de máscaras para representar personagens femininos.

por Maria Caroline Oliveira