26 abril 2010

Romantismo (Segunda Parte)

Como Carol já citou sobre a origem do teatro romântico eu vou postar sobre as diferenças entre o romantismo e o romance, com o intuito de esclarecer mais sobre as dúvidas que surgiram na aula de hoje.

O Romantismo trata-se de um estilo de época surgida no século XIX e que, no Brasil, teve representantes como José de Alencar, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias...
Já o romance é um gênero literário, ou seja, uma forma de se fazer literatura - tal qual um soneto pode ser considerado um gênero, ou um "tipo de texto", digamos assim.
O que acontece é que o romance surgiu no Romantismo, mas não se limitou a ele, pelo contrário, já que existe até os dias atuais. 
Por fim, existe ainda a expressão "românticos" usada para qualificar as pessoas românticas, carinhosas, idealizadoras... Mas isso seria o uso popular, influenciado pelo caráter do "amor romântico" retratado nos romances do romantismo.
Então, puderam entender melhor a diferença? Comentem!


Só para lembrar: Vocês já começaram a ler “O noviço”? Lembrem que é importante a leitura do livro para o vestibular. Então não esqueçam!
Aqui vai um pouquinho do que se trata a peça:
Uma das poucas peças de Martins Pena em três atos, O noviço gira em torno da deslealdade de Ambrósio que se casa por interesse com Florência, rica viúva, mãe da jovem Emília, do menino Juca e tutora do sobrinho Carlos. Assim, Ambrósio tentará ficar com toda a fortuna de Florência, mas para isso acontecer ele terá que tramar diversas artimanhas.



Ficaram curiosos? Então só lendo para saber! [: