11 maio 2010

Autores do Teatro Brasileiro no Seculo XIX

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teátrologo brasileiro considerado como o maior nome da literatura brasileira. No dia 20 de julho de 1897 com iniciativa de Lúcio de Mendonça, fundou a Academia Brasileira de Letras .

A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda. Algumas obras : Uns braços; A Cartomante; O Enfermeiro; Trio em Lá Menor; O caso da Vara; Missa do Galo; Almas Agradecidas.




Artur Azevedo

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo é considerado um dos fundadores da dramaturgia nacional, ao lado de Martins Pena. Atua também como contista e cronista, retratando as transformações da sociedade carioca do final do século XIX.
Em 1871 escreveu uma série de poemas satíricos sobre as pessoas de São Luís, perdendo o emprego de amanuense (copista de textos à mão). Seguiu para o Rio de Janeiro em 1873 onde foi tradutor de folhetins e revisor de "A Reforma", tornando-se conhecido por seus versos humorísticos. Escrevendo para o teatro, alcançou enorme sucesso com as peças "Véspera de Reis" e "A Capital Federal". E ainda fundou a revista "Vida Moderna", onde suas crônicas eram muito populares.
Artur de azevedo consolidou a comédia de costumes brasileira, sendo no país o principal autor do teatro de revista . Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras.