03 junho 2010

Crítica sobre a interessante obra de Martins Pena

Olá Trambiqueiros, Carol falou agora sobre a obra de Martins Pena “O noviço e Judas em sábado de aleluia”. Agora seguem algumas críticas sobre o seu trabalho :D Elas ajudam a entender melhor a obra que vamos assistir em breve juntamente da sala e de Gilsa. Então vamos lá. A obra O Judas em Sábado de Aleluia, de Martins Pena, é uma comédia de costumes, escrita no final do século XIX, contendo apenas um ato e doze cenas. Martins pena é um dos maiores dramaturgos brasileiros, o criador do Teatro Nacional. Na peça, ele zomba dos costumes sociais do Rio de Janeiro do século XIX, pois trata basicamente de um tema comum esboçado pelos autores românticos: das moças que buscam um noivo para si, bem como um reforço retratista da pequena burguesia: funcionários públicos, militares etc. Dotado de singular veia cômica, soube aproveitar o momento em que se intensificava a criação do teatro romântico brasileiro, que possibilitava tratar das situações e personagens do cotidiano, e mostrou a realidade de um país atrasado e, predominantemente, rural, fazendo a platéia rir de si mesma. Seus textos envolvem, sobretudo, flagrantes da vida brasileira, do campo à cidade. Assim, apresenta com temas principais, os problemas familiares, casamentos, heranças, dotes, dívidas, corrupção, injustiças, festas populares etc. Sua galeria de tipos compreende: funcionários públicos, padres, meirinhos, juízes, malandros, matutos, moças namoradeiras ou sonsas, guardas nacionais, mexeriqueiros, viúvas etc. Na peça fica patente a crítica de Martins Pena à sociedade hipócrita que semeia visões distorcidas daquilo que é em sua interioridade podre. Percebe-se a crítica à moral burguesa com os seus desejos e certezas. Fica clara ainda a figura da esperteza de Faustino. A história passa-se no Rio de Janeiro, no ano de 1844. Bom é isso, espero que tenham aprendido melhor. E lembrando que o dinheiro será entregue a mim e até sexta, ou no MÁXIMO segunda. Beijinhos e bom feriado :D

Judas em Sábado de Aleluia

Boa tarde, queriidos :D
Como a professora Gilsa tá falando sobre a obra de Martins Pena “O Judas em Sábado de Aleluia”, aqui um breve resuminho da história:
A história se desenrola na casa de Pimenta, cabo da guarda-nacional e pai de Maricota e Chiquinha. Estas duas moças, principalmente Maricota sonham com o casamento. Desejo comum das jovens solteiras do século XIX. Para isso, resolveu namorar a tantos quanto pudesse sem que nenhum deles suspeitasse de que haviam outros pretendentes. Isso permitiria, segundo ela, maiores oportunidades de conseguir um marido o mais rápido possível. A trama desenrola-se a partir do aparecimento de Faustino, um dos pretendentes de Maricota, que acaba tendo que se fingir de Judas para se esconder do Capitão da Guarda Nacional (chefe de Faustino e outro pretendente de Maricota) que havia chegado pouco depois de Faustino à residência da moça. A partir do fingimento de Faustino, vários acontecimentos se sucedem, inclusive a descoberta de crimes cometidos por José Pimenta e Maricota é desmascarada em relação aos inúmeros namorados que mantinha até então.
Esse resumo foi só pra vocês terem uma idéia do livro tá? Não se esqueçam que não há nada melhor para saber uma história do que lendo o livro na íntegra. Então leiam logo o livro porque na semana que vem vão haver as discussões sobre ele na aula de literatura e se vocês não souberem a história vão ficar sem entender nada, e é muito importante vocês participarem da aula porque esse é um dos livros adotados pela Coperve!

E falando nisso, não se esqueçam de levar a quantia de R$8,00 para assistirmos a peça "O Noviço" nesse próximo dia 9 às 14hrs no Teatro do PIOX ! A aluna responsável por receber esse dinheiro é Andressa Franca. É importante a participação de todos