O teatro em terras brasileiras nasce no século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Portugal como missionários. Esse teatro tinha função religiosa e os seus objetivos eram: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos entre eles e os colonos portugueses.
A língua falada pelos missionários era o portugês, diferentemente da falada pelos nativos, que era o tupi guarani. Então, para facilitar a comunicação entre os jesuítas e os índios, o padre José de Anchieta publicou uma gramática tupi, a partir da observação da linguagem dos nativos.
Devido à paixão dos índios pela dança e pelo canto, os religiosos passaram a utilizar isso para facilitar a catequese deles. Além de outros hábitos e costumes dos nativos: máscaras, pinturas, instrumentos musicais primitivos, que também serviram para as suas produções com finalidades catequéticas.
Nas peças, as personagens eram encenadas pelos índios que já haviam sido catequizados e o cenário era a própria natureza, já que a maioria das peças eram realizadas ao ar livre.As obras eram feitas para assustar os indígenas, já que mostravam o suposto sofrimento dos índios que não seguissem os preceitos da Igreja Católica, persuadindo-os de que o melhor caminho para a "felicidade" era aderir à Igreja e seguir a Deus.
Iai, gente ? Ficou ainda alguma dúvida ? O que vocês acharam desse assunto ? Comentem, queridos :*