03 agosto 2010

Volta as aulas !

Galera sejam bem vindos a mais uma etapa desse ano, espero que todos estejam dispostos a estudar e atingir metas que para alguns não foram possíveis no inicio do ano !  
Como todos ja devem estar cansados de ouvir não faremos mais o pss e agora temos que estudar triplicado por conta do enem ... [desesperador para alguns]  mas é meus amigos para conseguir chegar ao topo, temos que nos esforçar bastante e se superar cada dia que passa
Hoje nosso segundo dia  de aula dia 03/08 , fomos para a sala de informatica para conhecer melhor o mestre da literatura Mario Quintana, quem nunca ouviu falar ou leu algo sobre ele não é mesmo? 
Para Mario a poesia era um refugio, ele era capaz de vivenciar as mínimas situações e descrever  cada detalhe que nós jamais conseguiríamos observar. Ele escrevia coisas que não poderia conversar com ninguém, coisas simples  que ele transformava nas mais belas palavras imaginadas. Como vimos, ele trabalhou na farmácia com seu pai e ele disse : " O cuidado que eu tenho com as palavras, era o mesmo que eu tinha na farmácia ".  Mario era um homem  isolado ele só publicou o seu primeiro livro por conta que amigos seus insistiram . [para vocês verem como ele era, apesar de tanto talento ele resistiu um pouco para publicar]. Quintana escrevia sentimentos,transformava situações de sua vida em poesia e teve uma frase que ele disse que me marcou bastante :
"Se expressar com felicidade sua infelicidade não será mais infeliz " .Muito profundo não é mesmo ? Outra coisa que ele disse foi que a infância é uma invenção do adulto, incrível mas para mim é a pura verdade .
Bem alguns dos poemas citados no vídeo que vimos  foram : "O tempo e o vento" , "Do estilo" , "Soneto II", "Evolução",  "O velho do espelho" , "O mapa" , "Parque" e muitos outros.
Agora vou colocar um poema que esta no livro indicado pela nossa professora Gilsa [convite a leitura. pag 28] "Os Poemas de Mario Quintana".

Os poemas 
 
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso 
nem porto
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes 
que o alimento deles já estava em ti ... 
"Mario Quintana"




 - Agora galera vamos  comentar um pouco sobre o que vocês acharam da aula de hoje, o que chamou atenção de vocês? para vocês o que é a poesia e o que ela representa ? o que achou do poema citado acima ? e mande a vê ! Os nossos posts serão diários então não deixem de acompanhar o blog espero que gostem


Meu comentário
 Eu sou louca por poesia, acho que é uma forma fácil de expressar sentimentos que jamais poderiam ser compreendidos, uma maneira de se sentir livre e imaginar um mundo só seu, se prender em sonhos reais, uma maneira de viver a vida com mais intensidade e observar cada detalhe não apenas com os olhos e sim com o coração !
 A vida é muito curta para nos prendermos  a poucos detalhes, temos que estar sempre em busca de novas descobertas e emoções, e para mim  a poesia libera tudo isso e mais um pouco, poesia não são apenas letras em um papel, são imagens escritas, sentimentos que são colocados no papel para serem sentidos  e para mim não são todas as pessoas que conseguem interpretar poesia, porque ela só pode ser compreendida quando  ao invés de apenas ler, temos que aprender a sentir as palavras !

Ivone Beatriz