17 março 2010

Imaginação...

Oi trambico B! Tudo bem?

No início da semana, começamos a estudar sobre o texto teatral escrito. Hoje, estamos colocando para vocês um pouco mais do texto teatral, explorando texto dramático, narrativo e lírico.
Pesquisando na internet encontrei um site com várias informações sobre o assunto! Vou colocar aqui um trecho que achei interessante.

"O texto teatral é concebido pelos dramaturgos com um destino: projetar o espetáculo cênico. Desse modo, se os gêneros lírico e narrativo não são diretamente assim, o dramático nasce contendo certos elementos estruturais e estéticos que possibilitam a encenação.
Exatamente por isso a ativação da imaginação, provocada pelo texto dramático, se diferencia na forma de ativação provocada pelo texto narrativo; assim como também pelo texto lírico. Cada gênero ativa de forma diferenciada a imaginação. O lírico ativa o “eu” e os diversos sentimentos do eu, trabalhando sobre a emoção, o texto épico ativa a capacidade de ouvir e entender uma história contada, relacionando seus elementos e observando a condução do enredo – a história é o foco. O texto dramático ativa a capacidade de visualizar a cena da história, a forma como aconteceu; resgata a história e o sentimento da história, seja para o espectador, seja para os leitores."

Muitas coisas que tem nesse texto eu não sabia, e através disso pude ver que lendo cada gênero nós podemos presenciar coisas diferentes. E quem quiser dá olhada no site, é só clicar aqui. Recomendo a todos! Deixem nos comentários o que acharam. Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de nos mandar sugestões!