11 maio 2010

Autores do Teatro Brasileiro no Seculo XIX

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis foi um romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teátrologo brasileiro considerado como o maior nome da literatura brasileira. No dia 20 de julho de 1897 com iniciativa de Lúcio de Mendonça, fundou a Academia Brasileira de Letras .

A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda. Algumas obras : Uns braços; A Cartomante; O Enfermeiro; Trio em Lá Menor; O caso da Vara; Missa do Galo; Almas Agradecidas.




Artur Azevedo

Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo é considerado um dos fundadores da dramaturgia nacional, ao lado de Martins Pena. Atua também como contista e cronista, retratando as transformações da sociedade carioca do final do século XIX.
Em 1871 escreveu uma série de poemas satíricos sobre as pessoas de São Luís, perdendo o emprego de amanuense (copista de textos à mão). Seguiu para o Rio de Janeiro em 1873 onde foi tradutor de folhetins e revisor de "A Reforma", tornando-se conhecido por seus versos humorísticos. Escrevendo para o teatro, alcançou enorme sucesso com as peças "Véspera de Reis" e "A Capital Federal". E ainda fundou a revista "Vida Moderna", onde suas crônicas eram muito populares.
Artur de azevedo consolidou a comédia de costumes brasileira, sendo no país o principal autor do teatro de revista . Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras.



7 comentários:

  1. Olá, Tereza. Seria interessante que vocês postassem trechos das peças desses autores, com questões sobre estilo ou interpretação, para não ficar apenas no caráter informativo.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho que muita gente não gosta das obras de Machado de Assis (como eu,kkk), mas confesso que as peças dele são até legais. E indico uma para vocês postarem trechos : Hoje avental, amanhã luva, de 1860. É uma comédia que critica os preconceitos sociais, e por isso acho que seria interessante postar um trecho dela aqui.
    De Artur Azevedo, indico Amor por Anexins (aquela que meu grupo apresentou) , pois já mostra o talento que ele tinha para a sátira (foi sua 1ª obra).
    Então, fica a dica, pessoal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante saber mas sobre a nossa cultura e sobre as pessoas que fizeram historia no nosso país.

    Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Machado de Assis esse é mto mas mto feiinho.. Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. SOU MAIS VER MINHAS NOVELAS MAIS A PROFSSORA MANDO ESTUDAR NÉ.

    ResponderExcluir
  6. achei legal saber um pouco mais sobre a vida desses autores!!!

    ResponderExcluir
  7. Podia ter colocado mais autores, né?

    ResponderExcluir