03 maio 2010

Romantismo (Terceira Parte)

Na aula de hoje (03/05) pudemos concluir sobre o que foi o Romantismo, então decidi postar sobre o assunto, afim de que possam lembrar tudo que já foi visto!

O Romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. Além da poesia e da ficção, obras do gênero dramático também foram produzidas no Romantismo. 
O teatro romântico foi definido a partir da tradição clássica do teatro de Shakespeare, no drama burguês e no teatro tradicional de algumas literaturas. No Romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço, ação); já que passa-se do verso à prosa. 
Com a transformação do teatro clássico, nasce um teatro moderno voltado para os problemas humanos morais e sociais da época. E as peças passam a apresentar uma variedade de circunstâncias e de personagens. 

Aqui no Brasil, o romantismo originou-se poucos anos depois de nossa independência política. Por isso que nas primeiras obras aparece uma nova definição para a cultura brasileira em diversos aspectos: como na língua, nas tradições, no passado histórico, nas diferenças regionais. Pode-se dizer que o nacionalismo é a marca que caracterizava a produção de nossos primeiros escritores românticos, já que surgiu a necessidade de criar uma cultura brasileira identificada com suas próprias raízes históricas, lingüísticas e culturais.
A partir dessa época é que se firma o teatro nacional. Gonçalves de Magalhães e João Caetano dos Santos são considerados os introdutores do teatro brasileiro. 
Gonçalves de Magalhães escreve, em 1838, a primeira peça romântica no Brasil: Antonio José ou o Poeta e a Inquisição. A peça Leonor de Mendonça, em três atos, escrita em prosa por Gonçalves Dias, revela a consciência do drama moderno.

Martins Pena é considerado o fundador da comédia de costumes no teatro brasileiro. É considerado ainda um dos principais precursores do Romantismo no Brasil e o mais importante comediógrafo da época.
Grande parte da obra composta por Martins foi teatro. Em suas aproximadas 30 peças percebe-se que Martins Pena usa linguagem simples. Outras características importantes são o seu extraordinário estilo cômico e a sátira, usada para censurar, entre outras coisas, a hipocrisia da Igreja e os abusos políticos, além do rebaixamento, exagero cômico, alogismo, trocadilhos, ironias etc. O mundo dos seus personagens englobam, sobretudo, o povo simples da roça e a gente comum das cidades.

 ·         Definições dos papeis na dramatização:
Sujeito: aquele que deseja algo; protagonista das situações.
Objeto: aquilo que é desejado pelo sujeito.
Adjuvante: aquele que ajuda o sujeito na busca pelo objeto.
 Oponente: aquele que atrapalha a busca do sujeito pelo objeto.
Destinatário: para quem se dirige as ações do sujeito para a obtenção do que é procurado.
Destinador: aquele que impulsiona o sujeito na busca do objeto desejado.

O que vocês entenderam sobre esse assunto? Comentem!
E aqui vão algumas perguntas:
 1. O que caracterizava o Teatro Brasileiro naquela época? E porque?
 2. Quais os principais autores do teatro no Brasil?
 3. Quais as características das comédias de costumes de Martins Pena?
 4. Qual a diferença entre adjuvante e oponente?

2 comentários:

  1. 1- A definição para a cultura brasileira em diversos aspectos: como na língua, nas tradições, no passado histórico, nas diferenças regionais. Porque surgiu a necessidade de criar uma cultura brasileira identificada com suas próprias raízes históricas, lingüísticas e culturais.

    2- Gonçalves Magalhães e João Caetano dos santos.

    3- Percebe-se que Martins Pena usa linguagem simples. Outras características importantes são o seu extraordinário estilo cômico e a sátira, usada para censurar, entre outras coisas, a hipocrisia da Igreja e os abusos políticos, além do rebaixamento, exagero cômico, alogismo, trocadilhos, ironias etc.

    4- A diferença entre adjuvante e oponente é que, adjuvante ajuda o sujeito na busca pelo objeto, já o oponente, atrapalha.

    Não sei se tá certo..mais pelo menos eu tentei responder :D

    ResponderExcluir
  2. 1-Em minha opinião que caracterizou o teatro brasileiro foram os grandes autores que surgiram nessa época porque eles eram muito criticados, mas não deixavam de expor suas opiniões.
    2- Gonçalves Magalhães e João Caetano dos santos.
    3-Ele critica muito certos costumes da sociedade
    4-Em quanto um ajuda o outro atrapalha na busca do sujeito

    Lucas Alverga

    ResponderExcluir