08 outubro 2010

caracteristicas e estrutura da cronica

Boa noite trambiqueiros, vou falar um pouco sobre o assunto que nossa professora Gilsa deu em sala de aula, essa semana! Espero que vocês gostem e se interessem!


· Ligada à vida cotidiana;
· Narrativa informal, familiar, intimista;
· Uso da oralidade na escrita: linguagem coloquial;
· Sensibilidade no contato com a realidade;
· Síntese;
· Uso do fato como meio ou pretexto para o artista exercer seu estilo e criatividade;
· Dose de lirismo;
· Natureza ensaística;
· Leveza;
· Diz coisas sérias por meio de uma aparente conversa fiada;
· Uso do humor;
· Brevidade;
·  É um fato moderno: está sujeita à rápida transformação e à fugacidade da vida moderna.


Gênero híbrido que comporta ficção e realidade, é manifestação de linguagem na qual acontecimentos do dia a-dia transformam se em literatura. É assim o resultado da visão pessoal e subjetiva do cronista que, através de uma linguagem coloquial, aproxima se bastante do leitor, e, em geral, inaugura um outro olhar" sobre um fato qualquer do cotidiano ou do noticiário do jornal. Millôr Fernandes diz que "a estrutura da crônica é uma desestrutura; a ambigüidade é sua lei." É um gênero literário que, a princípio, era um "relato cronológico dos fatos sucedidos em qualquer lugar", isto é, uma narração de episódios históricos. Era a chamada "crônica histórica". Essa relação de tempo e memória está relacionada com a própria origem grega da palavra, Chronos, que significa tempo. Portanto, a crônica, desde sua origem, é um "relato em permanente relação com o tempo, de onde tira, como memória escrita, sua matéria principal, o que fica do vivido".

Bom trambiqueiros, está ai mais uma postagem e essa é falando sobre as caracteristicas e a estrutura de uma cronica, espero que tenha esclarecido e aprofundado bem no assunto e que gostem, boa noite!

21 comentários:

  1. Muito boa postagem, eu semprei achei a crônica bem legal mais sempre achei muito defícil de fazer uma, agora que sei as características eu posso ate tentar fazer uma kkk, apesar de que mesmo agente conheçendo as características da crônica é muito difícil de entender e fazer uma.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem. O que eu acho que a crônica é um dos melhores gêneros que nós ja estudamos, porque além de ser fatos cotidianos, podem conter o humor, o que faz dela melhor ainda. Também gosto por causa de seu fim, que nunca acaba quando a crônica termina, cada um pode tirar sua própria conclusão.

    ResponderExcluir
  3. A crônica é uma forma muito boa mesmo de mostrar os fatos do cotidiano, que muitas vezes não percebemos, e nela também poder conter o humor que a torna melhor ainda.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Andressa, a cronica e um dos generos mais interessantes que estudamos ao decorrer desse ano. Um assunto otimo pra ser discutido algo realmente interessante ja que conta de forma esperta, simples e breve fatos do cotidiano, o que pode transformar a rotina em algo engracado, ironico. A cronica nao termina no fim da cronica, cada um tira sua conclusao, compara a certos acontecimentos e etc.

    ResponderExcluir
  5. da pravc esibi as estrutura da crônia

    ResponderExcluir
  6. ADOOOOOOOOOROOOOOOOOO PERIGOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  7. ESCREVAM COISAS MENORES PRA QUEM TEM PREGUIÇA DE LER COMO EU E A MINHA MIGUXA HEHHE BJ BJ COM CORAÇOES DE MORANGO

    ResponderExcluir
  8. MEEEEEEEEEEEEU DEUS " ESIBI" ? CREDO APRENDE A ESCREVER FILHOTE .. EXIBIR OK ?

    ResponderExcluir
  9. oi estou a procura de um parceiro quem esta afim ?

    ResponderExcluir
  10. Oie gatinhas, quem está a procura de um parceiro? Eu tenho 19 anos, e tenho um tanquinho maravilhoso. Sou de SP, qualquer coisa me liguem: 64257845. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Qual é o seu nome gatinho ?

    ResponderExcluir
  12. É Caiu Pinto de Jesus

    ResponderExcluir
  13. o meu é Maria Josefa Passadera

    ResponderExcluir
  14. Oie gente.. Estou com uma grande dúvida e preciso de uma resposta URGENTEMENTE para a minha lição para AMANHÃ!!! 08/08/2013! E MUITO RÁPIDO se possível ( se possivel n! raido msm)
    Qual é a estrutura de uma crônica?

    ResponderExcluir
  15. gente eu quero saber oque e e rapidinho oque e a estrutura da cronica pfv?

    ResponderExcluir
  16. eu sei que e e uma capacidade de desenvolve a cronica em ri timos por exemplo humor

    ResponderExcluir
  17. Qual é a estrutura de uma cronica Preciso urgente

    ResponderExcluir