03 junho 2010

Crítica sobre a interessante obra de Martins Pena

Olá Trambiqueiros, Carol falou agora sobre a obra de Martins Pena “O noviço e Judas em sábado de aleluia”. Agora seguem algumas críticas sobre o seu trabalho :D Elas ajudam a entender melhor a obra que vamos assistir em breve juntamente da sala e de Gilsa. Então vamos lá. A obra O Judas em Sábado de Aleluia, de Martins Pena, é uma comédia de costumes, escrita no final do século XIX, contendo apenas um ato e doze cenas. Martins pena é um dos maiores dramaturgos brasileiros, o criador do Teatro Nacional. Na peça, ele zomba dos costumes sociais do Rio de Janeiro do século XIX, pois trata basicamente de um tema comum esboçado pelos autores românticos: das moças que buscam um noivo para si, bem como um reforço retratista da pequena burguesia: funcionários públicos, militares etc. Dotado de singular veia cômica, soube aproveitar o momento em que se intensificava a criação do teatro romântico brasileiro, que possibilitava tratar das situações e personagens do cotidiano, e mostrou a realidade de um país atrasado e, predominantemente, rural, fazendo a platéia rir de si mesma. Seus textos envolvem, sobretudo, flagrantes da vida brasileira, do campo à cidade. Assim, apresenta com temas principais, os problemas familiares, casamentos, heranças, dotes, dívidas, corrupção, injustiças, festas populares etc. Sua galeria de tipos compreende: funcionários públicos, padres, meirinhos, juízes, malandros, matutos, moças namoradeiras ou sonsas, guardas nacionais, mexeriqueiros, viúvas etc. Na peça fica patente a crítica de Martins Pena à sociedade hipócrita que semeia visões distorcidas daquilo que é em sua interioridade podre. Percebe-se a crítica à moral burguesa com os seus desejos e certezas. Fica clara ainda a figura da esperteza de Faustino. A história passa-se no Rio de Janeiro, no ano de 1844. Bom é isso, espero que tenham aprendido melhor. E lembrando que o dinheiro será entregue a mim e até sexta, ou no MÁXIMO segunda. Beijinhos e bom feriado :D

4 comentários:

  1. gostei muito desse post, não terminei de ler ainda, e perdi a aula segunda que falou mais sobre a peça de Judas. obrigada pessoal do blooog :)

    ResponderExcluir
  2. Acho ideal a gente saber um pouco mais sobre o que Martins Pena tinha em mente quando produziu suas obras. Ele sempre critica de forma cômica os acontecimentos, caracterizando assim a comédia de costumes. Mostra o homem como um ser esperto, e a mulher ingênua. Sempre com temas como casamento, corrupção, entre outros. Ele sabe abordar muito bem um tema, não deixando ficar chato para nós, os leitores.
    Valeu por nos ajudar a entender mais sobre isso, Andressa! :)

    ResponderExcluir
  3. Achei essas críticas muito interessantes, pois não fala apenas de uma obra dele, mas também fala um pouco das características gerais de Martins Pena que são principalmente a crítica aos costumes brasileiros daquela época e outros temas mais específicos, como o casamento e corrupção, em "judas e o sábado de aleluia" e do casamento por interesse em "o noviço", ambos com a mesma intenção de mostrar a mulher como ingênua e o homem como o mais esperto, como disse milena.

    ResponderExcluir
  4. Pra sua informação Martins Pena esta na cadeira numero 29 e não 30 daaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrrrrrhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderExcluir