03 junho 2010

Judas em Sábado de Aleluia

Boa tarde, queriidos :D
Como a professora Gilsa tá falando sobre a obra de Martins Pena “O Judas em Sábado de Aleluia”, aqui um breve resuminho da história:
A história se desenrola na casa de Pimenta, cabo da guarda-nacional e pai de Maricota e Chiquinha. Estas duas moças, principalmente Maricota sonham com o casamento. Desejo comum das jovens solteiras do século XIX. Para isso, resolveu namorar a tantos quanto pudesse sem que nenhum deles suspeitasse de que haviam outros pretendentes. Isso permitiria, segundo ela, maiores oportunidades de conseguir um marido o mais rápido possível. A trama desenrola-se a partir do aparecimento de Faustino, um dos pretendentes de Maricota, que acaba tendo que se fingir de Judas para se esconder do Capitão da Guarda Nacional (chefe de Faustino e outro pretendente de Maricota) que havia chegado pouco depois de Faustino à residência da moça. A partir do fingimento de Faustino, vários acontecimentos se sucedem, inclusive a descoberta de crimes cometidos por José Pimenta e Maricota é desmascarada em relação aos inúmeros namorados que mantinha até então.
Esse resumo foi só pra vocês terem uma idéia do livro tá? Não se esqueçam que não há nada melhor para saber uma história do que lendo o livro na íntegra. Então leiam logo o livro porque na semana que vem vão haver as discussões sobre ele na aula de literatura e se vocês não souberem a história vão ficar sem entender nada, e é muito importante vocês participarem da aula porque esse é um dos livros adotados pela Coperve!

E falando nisso, não se esqueçam de levar a quantia de R$8,00 para assistirmos a peça "O Noviço" nesse próximo dia 9 às 14hrs no Teatro do PIOX ! A aluna responsável por receber esse dinheiro é Andressa Franca. É importante a participação de todos

8 comentários:

  1. é . que bom que vocêes lembraram de nos lembrar (kk) da peça . Creio que ela vá ajudar muito . Principalmente os alunos como eu, que não tenham muito "gosto" pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. Terminamos de ler a peça hoje e ao vir ao blog fiquei sabendo praticamente o dobro do que eu tinha aprendido na aula...O blog ta sendo importante de mais para mim, sempre esclarecendo e aprimorando o que foi dito na sala...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não Lucas, a peça que acabamos hoje foi Judas em um sábado de aleluia. E a peça que vamos assistir é O Noviço. Aliás, não podemos perder, nós a lemos, mas nada melhor pra compreender a peça do que assistir a mesma.

    ResponderExcluir
  5. Bruno Fernandes 1° B7 de junho de 2010 20:12

    Boa postagem essa de Carol, eu não sabia que as moças do século XIX gostavam muito de se casar, para mim elas eram muito "na delas", mas pelo jeito desde aquela epóca elas eram românticas, muito obrigado Carol por essa otima postagem, muito boa mesmo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. É muito divertido ver como as moças se comportavam naquela época, mas mesmo sendo no século XIX os fatos se parecem muito com os que nós vivemos hoje em dia. E pra não ser chato, Martins Pena coloca uma comédia na leitura. Gostei muito do livro :)

    ResponderExcluir
  7. Para mim,"Judas em sábado de aleluia" foi um livro muito interessante de ler, pois além de divertir, fala do cotidiano e alguns costumes do século XIX, sempre com humor e sátira, é claro, tornando a leitura menos "chata".

    ResponderExcluir
  8. Ola Ana Carolina,sou ex-aluna porem sempre Marista e gostaria de pedir um favor. Estou dando aula de literatura para o interior no Vale do mamanguape, não sou professora formada, na verdade eu faço o curso de Ecologia, por isso precisso de sua ajuda, então gostaria de saber se alguem filmo a peça ou se havera outra apresentação. Acrescentar uma aula pratica atrairia mais a atenção dos meus alunos.
    Grata,
    Daiane Warella Pitsch, formada em 2004.

    ResponderExcluir