14 maio 2010

Nelson Rodrigues

          Olá trambiqueiros :D Eu tava em falta com com vocês, por alguns probleminhas pessoais HAHA., mas agora to de volta e estarei toda sexta aqui postando. Enfin, hoje vamos aprender um pouquinho sobre Nelson Rodrigues, então vamos lá ne?

           Nascido na capital pernambucana e quinto de quatorze irmãos, Nelson Rodrigues mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança, onde viveria por toda sua vida. Na década de 1920, o pai de Nelson Rodrigues fundou um jornal, onde o próprio Nélson começaria sua carreira jornalística, na seção de polícia, com apenas treze anos de idade, e mais tarde tornou-se cronista esportivo. A partir da década de 1940, Nelson divide-se entre o emprego em O Globo e a elaboração de peças teatrais. Em 1941 escreve A mulher sem pecado, que estreou sem sucesso. Pouco tempo depois assina a revolucionária Vestido de noiva que estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com estrondoso sucesso.
    
          O teatro entrou na vida de Nelson Rodrigues por acaso. Uma vez que se encontrava em dificuldades financeiras, achou no teatro uma possibilidade de sair da situação difícil em que estava. Assim, escreveu "A mulher sem pecado...", sua primeira peça. Segundo algumas fontes, Nelson tinha o romance como gênero literário predileto, e suas peças seguiram essa predileção , pois as mesmas são como romances em forma de texto teatral. Nelson é um originalíssimo realista. De fato a prosa de Nelson era realista e, tal como os realistas do século XIX, criticou a sociedade e suas instituições, sobretudo o casamento. Sendo esteticamente realista em pleno Modernismo, Nelson não deixou de inovar tal como fizeram os modernos. O autor transpôs a tragédia grega para o sociedade carioca do início do século XX, e dessa transposição surgiu a "tragédia carioca", com as mesmas regras daquela, mas com um tom contemporâneo. O erotismo está muito presente na obra de Nelson Rodrigues, o que lhe garante o título de realista. Nelson não hesitou em denunciar a sordidez da sociedade tal como o fez Eça de Queirós em suas obras. Esse erotismo realista de Nelson teve sua gênese em obras do século XIX, como "O Primo Basílio",e se desenvolveu grandemente na obra do autor pernambucano. Em síntese, Nelson foi um grande escritor, dramaturgo e cronista, e está imortalizado na literatura brasileira.

Bom, então é isso, até proxima semana :D
beeijinhos e bom fim de semana.

2 comentários:

  1. bem , eu acho que aqui no blog , vocês deveriam falar mais das obraas do que da vida dele e pelo que já estudamos, eu entendi que suas obras "criticavam" o casamentoo, dando destaque a infidelidade..

    ResponderExcluir
  2. Eu Concordo com Priscilla porque acredito que grande parte da sala já sabe da vida destes autores mas não conhecem suas obras e a finalidade delas ate mesmo porque não se interessa e se vocês postassem isso facilitaria....

    ResponderExcluir