02 maio 2010

Teatro Jesuítico :]

Como vocês sabem, o trabalho apresentado esta semana falou sobre O Teatro Jesuítico no Brasil. A postagem de hoje é um resuminho do que foi dito pelas meninas e complementado pela professora Gilsa.
O teatro em terras brasileiras nasce no século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Portugal como missionários. Esse teatro tinha função religiosa e os seus objetivos eram: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos entre eles e os colonos portugueses.
A língua falada pelos missionários era o portugês, diferentemente da falada pelos nativos, que era o tupi guarani. Então, para facilitar a comunicação entre os jesuítas e os índios, o padre José de Anchieta publicou uma gramática tupi, a partir da observação da linguagem dos nativos.
Devido à paixão dos índios pela dança e pelo canto, os religiosos passaram a utilizar isso para facilitar a catequese deles. Além de outros hábitos e costumes dos nativos: máscaras, pinturas, instrumentos musicais primitivos, que também serviram para as suas produções com finalidades catequéticas.
Nas peças, as personagens eram encenadas pelos índios que já haviam sido catequizados e o cenário era a própria natureza, já que a maioria das peças eram realizadas ao ar livre.
As obras eram feitas para assustar os indígenas, já que mostravam o suposto sofrimento dos índios que não seguissem os preceitos da Igreja Católica, persuadindo-os de que o melhor caminho para a "felicidade" era aderir à Igreja e seguir a Deus.
Iai, gente ?  Ficou ainda alguma dúvida ? O que vocês acharam desse assunto ? Comentem, queridos :*

12 comentários:

  1. eu apresentei esse trabalho e achei muito interessante, pois ao ler consegui entender tudo! fala sobre o descobrimento do teatro jesuita no brasil, qual o papael que os padres tinha, fala sobre os principais padres e os que eram responsaveis pelo ensinamento do teatro, e como o meu grupo ja havia falado na sala de aula, o cenario para as pessoas era a propia natureza, e era encenados pelos indios que ja haviam sidos catequizados.. enfim, por ai vai! achei muito interessante :D

    ResponderExcluir
  2. É realmente esse nosso assunto foi muito interessante.Apesar de na hora eu estar muito nervosa, eu havia compreendido bem o assunto.E enfatizando o que thais falou no comentario acima..eles usavam a propria natureza como senario até por falta de local mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, pra mim, uma característica marcante do teatro jesuítico foi a ausência de cenários, que em compensação foi substituído pela nossa belíssima natureza, e o objetivo mais expresso, foi a idéia de a partir do teatro, acabar com conflitos e evangelizar os índios brasileiros.

    JULIANA MOREIRA

    ResponderExcluir
  4. Bem, o que eu percebi é que o teatro jesuítico não surgiu com fins artísticos e sim com finalidade de catequizar os índios e que o cenário era a própria natureza.
    Só queria tirar uma dúvida, o teatro jesuítico ainda existe entretanto com finalidade artística?
    Se existir, quais suas atuais características?

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante o fato de que teatro jesuítico surgiu para evangelizar os índios e gerar paz entre eles e os portugueses. Como os índios gostam de canto, dança e pintura, os religiosos levaram isso para auxiliar na conversão. E o legal é que quem encenava eram os próprios indios que já haviam sido catequizados, mostrando que o melhor caminho para os outros seria esse. O cenário também é bom :)

    ResponderExcluir
  6. Para mim os portugueses foram super inteligentes adotando o teatro pra evangelizar os indios ! Uma maneira mas facil de comunicação onde todos iriam compreender , e foi melhor porque os portugueses usavam " as coisas sagradas" para os indios e por meio de cenas os indios viam que eles tinha que seguir a religião dos portugueses senão eles ia sofrer, iriam perder algo! É mais facil entender vendo e ouvindo , do que entender só ouvindo ! Para mim esse foi um dos trabalhos mais interessantes :D

    ResponderExcluir
  7. Nayara, o tema tratado ocorreu durante os séculos XVI e XVII, e tinha finalidade de catequizar os povos nativos, hoje sabemos que já não há mais essa necessidade. É possível que alguns autores tenham se inspirado nos autores da época para realizar as suas obras, mas eu não tenho como afirmar se ainda existe, ao pé da letra, com finalidade artistica. Nas pesquisas que realizei, não encontrei nenhuma evidência que me proporcionasse fazer tal afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Dez Mandamentos da Rede Record, que recentemente passou a ser levado ao cinema e ao teatro tbm seria o equivalente ao Teatro Jesuítico hoje, não?
      É certo que o intuito não é mais catequizar os índios, mas catequizar a população de hoje... Por favor, qual sua opinião sobre isso?

      Excluir
  8. eu concordo com ivonee . realmente os portugueses foram muito espertos. As peças, eram um jeito mais fácil de transmitir aos índios os preceitos da igreja católica e o que acontecia com aqueles que não seguia esse spreceitoos .

    ResponderExcluir
  9. A forma melhor forma encontrada pelos portugueses de propagar o catolicismo entre os índios foi o teatro onde amedrontavam os índios e praticamente os obrigavam a seguir esta religião....

    Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  10. Porra Caralho cade meu baziado num bebo nao fumo nao gosto de viado no meu aniversario ganhei um presentão 1kl de maconha pra mim fica doidão

    ResponderExcluir