Para complementar esse primeiro post, trazemos a vocês o "Soneto do Amor Total", que está no livro "Convite à Leitura" de Otoniel Machado, vale a pena ler!
Soneto do amor total
Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
(Vinícius de Moraes)
Beijos trambiqueiros, até mais e bom carnaval para todos vocês!
PS: Esperem a próxima postagem depois do carnaval!!
Nossa que texto lindss *-*
ResponderExcluirAh , que bom que esse blog foi criado né ? vai ser bem melhor e mais legal aprender literatura por meio de blogs! E com certeza haverá mais interesse por meio dos alunos(as) que adoram ficar na internet .
ResponderExcluirVinícius de Moraes como sempre nos surpreendendo e ensinando através de suas lindas palavras.
Ivone Beatriz , 1 ano B
Gostei muito do blog. Concerteza vai incentivar muita gente a estudar literatura!
ResponderExcluirMuito bem, meninas. Parabéns pelo blog. Esse é um poema sobre o qual vale a pena conversar. O tema amoroso é bem instigante. Qual a concepção de amor que o poeta transmite neste soneto?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAh, muito bom os poemas de Vinicius, cada vez mais vem nos surpreendendo com os seus belos poemas
ResponderExcluirJoao Lopes, 1ºB
Para Vinícius de Morais o amor é de tamanha amplitude que é representado em seu poema através de ações e comparações. O amor, segundo o poeta, é descrito com grande profundidade: "Dentro da eternidade e a cada instante", e com isso podemos perceber a grandeza desse sentimento e como o amor inspira e se torna de enorme importância para Vinícius Morais.
ResponderExcluirÉ realmente um poema muito bonito! (:
E parabéns pelo blog meninas!
Bruno Fernandes disse...
ResponderExcluirGostei muito do poema,a forma que o autor mostra seus sentimentes é muito interessante,gostei quando ele disse : "Amo-te afim, de um calmo amor prestante" pois as vezes nós amamos sem pensar,cuidado pois a paixão é invejosa>^^(hammerdin)¬¬ uhuhuh!^^
Parabéns pelo blog, está muito bonito.
Olá, gente. Gostaria que vocês colocassem um link de acesso ao meu blog de poeisas, pois vamos fazer atividades com ele e o link do blog da turma do 1ano A, para que vocês possam interagir. É interessante que vocês postem as atividades das aulas, o que está sendo ensinado, como um diário, sabe? Pra que todos da turma acompanhem as aulas.
ResponderExcluirwww.curtapoesia.blogspot.com
http://literatura-primeiroano.blogspot.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAnônimo disse...
ResponderExcluirNeste poema Vinícius de Morais da entender que o amor dele é independente das formas independente de tudo e de tão grande que é o amor ele encontra várias formas de tenta de diversas formas expressa-lo no poema...
Vinicius realmente é um grande escritor....
e no ponto de vista o dele o amor não é inexplicvél e sim incaculavel...
E ele realmente consegue expressar o amoor muito bem e de formas destintas e coerentes..
Parabéns pelo blog ;D
por:Lucas Alverga
Oi meninas, assim eu queria fazer um pedido ! Tem um poema no livro " CONVITE Á LEITURA " que eu não consigo compreender .. que é o poema ROMANCE - Linaldo Guedes! Se não me engano andressa escolheu esse poema , seria legal se no próximo post vocês colocasse ele para ser discutido , que apesar de ser muito pequeno, eu tive dificuldade de compreender o que o Linaldo Guedes quer expressar ! Obrigada , beeijos !
ResponderExcluirCarmem Lais 1º ano B
ResponderExcluirO blog está muito bom, com certeza essa ideia de nos incentivar realmente a participar ativamente dele, faz com que todos fiquem por dentro do assunto; nada como um belo poema de Vinícius de Moraes para estreiar o blog, Moraes que relata tão bem seus sentimentos diante de um papel, nos faz sentir/perceber claramente o grande amor que ele senti....por AMAR! que tal todos os dias serem postados poemas, variando a cada semana o autor das obras, pelo menos umas três vezes por semana seria legal, se todo dia pudesse, melhor ainda... que tal?!?!
bom meninas, o blog tá muito interresante e bem bacana.Mais falando sobre esse poema de Vinícius que vocês postaram, na minha opinião é importante relatar que ao descrever o amor ele cita uma das atitudes mais necessárias para que esse sentimento aconteça de forma verdadeira, que é amar das mais variadas formas posíveis e imagináveis,e foi isso que na minha interpretação e opinião deixou o seu poema ainda mais sensacional.
ResponderExcluirbjuss pessoal
Juliana Moreira 1ºano B
Carmem, as postagens a partir dessa semana serão diárias, assim podemos interagir mais com a turma.
ResponderExcluirIvone, nos proximos posts, com certeza, faremos uma reflexão e uma disursão sobre o poema "romance"...
Obrigada pelas sugestões!
Oi meninas, primeiramente gostaria de dizer que gostei muito do resultado do blog, ADOREI!Enfim, vou comentar sobre o poema de Vinícius de Moraes, pela minha concepção, esse poema quer nos passar que o amor não tem limites nem barreiras, para o autor, ele quer amar a cada instante de sua vida e viver esse amor.Esse poema é uma forma de expressão onde ele relata tudo que está presente em seu coração.Mas percebemos que o amor é um sentimento tão bonito e intenso como o de Vinícius de Morares.
ResponderExcluirPriscilla Costa
ResponderExcluirO poeta, Vínicios de Moraes, fala com intensidade sobre o amor. E demonstra, em poucas palavras, a "confusão" que o amor nos trás e é realmente o que agnete sentee. Uma vontade de está coom aquela pessoa pra sempre. Porque o amor, não trás só um amante trás tambem um amigo, e por amor agente faz e sente coisas que nunca poderiamos imaginar ou sentir.
Quanto ao blog, eu só queria dar parabens as meninas. Realmente é uma forma mais fácil de aprender literatura e aderir o habito de ler.
Beijooos, até mais *-*
Oi trambiqueiras :D queria primeiramente dizer, que eu gostei muito da ideia desse blog, pois com certeza vai nos ajudar a aprender mais a literatura e conhecer mais sobre os poemas de Vinicus de Morais, como esse que foi postado! Pra mim esse poema nos mostra que o amor nao tem limite, e no poema ainda fala que se pode amar de todo jeito, mas que seja verdadeiro, gostei muito da parte que disse: E de te amar assim, muito e amiúde
ResponderExcluirÉ que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
pois fala que amar nao tem limete
beijo :]
O poeta fala sobre os vários tipo de amar, e a consequencia que isso pode gerar para o mesmo. E tambem com amar não tem limites e etc...
ResponderExcluirBruna 1ºB