17 março 2010

Imaginação...

Oi trambico B! Tudo bem?

No início da semana, começamos a estudar sobre o texto teatral escrito. Hoje, estamos colocando para vocês um pouco mais do texto teatral, explorando texto dramático, narrativo e lírico.
Pesquisando na internet encontrei um site com várias informações sobre o assunto! Vou colocar aqui um trecho que achei interessante.

"O texto teatral é concebido pelos dramaturgos com um destino: projetar o espetáculo cênico. Desse modo, se os gêneros lírico e narrativo não são diretamente assim, o dramático nasce contendo certos elementos estruturais e estéticos que possibilitam a encenação.
Exatamente por isso a ativação da imaginação, provocada pelo texto dramático, se diferencia na forma de ativação provocada pelo texto narrativo; assim como também pelo texto lírico. Cada gênero ativa de forma diferenciada a imaginação. O lírico ativa o “eu” e os diversos sentimentos do eu, trabalhando sobre a emoção, o texto épico ativa a capacidade de ouvir e entender uma história contada, relacionando seus elementos e observando a condução do enredo – a história é o foco. O texto dramático ativa a capacidade de visualizar a cena da história, a forma como aconteceu; resgata a história e o sentimento da história, seja para o espectador, seja para os leitores."

Muitas coisas que tem nesse texto eu não sabia, e através disso pude ver que lendo cada gênero nós podemos presenciar coisas diferentes. E quem quiser dá olhada no site, é só clicar aqui. Recomendo a todos! Deixem nos comentários o que acharam. Espero que tenham gostado, e não se esqueçam de nos mandar sugestões!

6 comentários:

  1. Muito bem, Milena. Ótima sugestão!

    ResponderExcluir
  2. Nossa com tantas informações eu não sabia nem por onde começar :O Nunca pensei que o mundo teatral fosse tão extenso , e eu que quero seguir também pra esse lado profissional deveria saber né ? kk mas parabéns milena , muito boa a sugestão viu ? bjs !

    ResponderExcluir
  3. O Teatro é muito interessante...
    E apesar de não frequentar mto o teatro gosto muito...E mesmo que não percebamos pelo menos na minha opinião estamos quase sempre assistindo teatro quando acompanhamos novelas mini-series so que de uma forma diferente, ate pq tuso isso surgiu do teatro e tem as mesmas caracteristicas do teatro dentre elas não há presença de narrador ...
    Bjs
    Por: Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  4. Maria Caroline Oliveira22 de março de 2010 20:36

    Achei muito interessante esse poste! Realmente, cada gênero nos fornece algo. O texto lírico e narrativo nos deixa imaginar livremente, pode nos passar uma nova visão sobre os sentimento e tocar nosso emocional. Já o texto dramático faz com que entremos na história, já que deixamos de imaginar e entramos em contato com o real mundo dos textos.
    Gostei muito desse conhecimento que Milena nos trouxe, parabéns! [:

    ResponderExcluir
  5. Milena parabéns pelo texto, pois alem de bem escolhido foi muito bem encaixado no assunto que estamos estudando. Resume em poucas palavras o que realmente representa os textos lírico, dramático e narrativo.

    Juliana Moreira

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina de O. Kraisch31 de março de 2010 22:15

    Realmente muito interessante ! Nunca tinha parado para pensar nesses aspectos, mas depois de ler esse post percebi que é exatamente assim que acontece. Quando a gente lê uma poesia, percebe-se logo a ênfase no sentimento do eu-lírico ou até de uma sociedade, já a narrativa nos permite imaginar a cena que está sendo retratada por meio de palavras e o texto dramático nos faz "participar" da cena, já que estamos ali visualizando em tempo real os acontecidos.

    ResponderExcluir