12 outubro 2010

Neologismo

Bom na ultima aula a professora Gilsa nos fez uma pergunta sobre o que era neologismo e ninguém soube responder. Então resolvi postar aqui o que é neologismo para esclarecer a todos e não esquecermos mais.


Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.
Pertence à família morfológica Neo (novo), cuja origem deriva do latim novus, nova, novum e do grego νές; do sânscrito návah.
Pode também referir-se a uma nova doutrina no campo da Teologia que procura esclarecer o significado e significante das expressões presentes nas traduções bíblicas.

Um exemplo prático, muito usado no Brasil, é o caso do termo "refri" onde se faz uso de um neologismo, uma vez que esta palavra é uma criação relativamente recente (Significa uma gíria para "refrigerante").

Espero que tenha esclarecido o que é neologismo ! Resumindo são palavras que inventamos e que surgem em todos os lugares telejornais descrevendo uma nova tecnologia e etc. Boa noite e bom feriado a todos!

Walney Rodrigues

9 comentários:

  1. Realmente foi ótimo você postar isso, por que pode esclarecer quem ainda não pesquisou.

    ResponderExcluir
  2. Esclareceu sim, obrigado agora se Gilsa me perguntar vou saber responder.Vai ser mais uma forma de gilsa analisar quem vê i blog porque quem olha saberá responder xD

    ResponderExcluir
  3. -.-,e eu pensando que era algo muito complexo e dificil de entender,agora eu sei,e vejo como é simples,vlw walber essa foi boa, e ainda deu exemplos.\o/ walber nb.


    Bruno Fernandes.

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.tabo.aureal.com.pe/pub/img/for-the-horde-baby.jpg&imgrefurl=http://www.stumbleupon.com/stumbler/susanad/tag/babies/&usg=__kGMY8410p2XJyQHi0aA5iyX0-zM=&h=375&w=500&sz=52&hl=pt-br&start=2&zoom=1&tbnid=6-o4ubzoTHQizM:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dfor%2Bthe%2Bhorde%2Bbaby%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1024%26bih%3D546%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1 FOR THE HORDEE!

    ResponderExcluir
  4. Eu me lembro de ter estudado isso ano passado, só não me lembrava o que era. Foi bom lembrar, obrigada Walney!

    ResponderExcluir
  5. Ah, bem legal esclarecer isso! Porque não tinha ficado muito claro pra mim e agora ficou! Muito boa postagem :)

    ResponderExcluir
  6. Como tenho uma péssima memória não sei se tinha estudado e esquecido ou se não sabia mesmo, porém, com a postagem a minha dúvida foi esclarecida e espero não esquecer novamente.
    Muito boa postagem [2].

    ResponderExcluir
  7. Foi muito boa essa postagem, pois esclareceu o termo, que era de conhecimento de poucos.

    ResponderExcluir
  8. Eu olhei apenas no dicionario, que nao tinha exemplos. Neologismo nao e nada complicado, entendi pelo dicionario mais com esses exemplos fica bem mais claro. Otimo post.
    neologismo : palavra ou frase nova, ou ainda palavra antiga com sentido novo.

    ResponderExcluir
  9. o termo "postar" ou "postagem" não é, ele mesmo, um neologismo quando assume o significado de "publicar" algo no blog ou site?

    ResponderExcluir