14 setembro 2010

vamos trabalhar ?

 - Hoje na aula de literatura tivemos duas apresentações sobre os capítulos do convite a leitura. cap 2 - Relacionamentos; amor, beleza e sensualidade  que foi o meu grupo e o cap 3 - Amigos , amigos; traição à parte eu foi o grupo de samara . 
queria abordar um pouco mais o meu tema, pedindo pra vocês que façam a interpretação de um poema de chacal chamado Fogo- fátuo, observando como ele trata do amor com aqueles tópicos lá de cima. 




Fogo-fátuo
ela é uma mina versátil
o seu mal é ser muito volúvel
apesar do seu jeito volátil
nosso caso anda meio insolúvel
se ela veste seu manto diáfano
sai de noite e só volta de dia
eu escuto os cantores de ébano
e espero ela chegar da orgia

ela pensa que eu sou fogo-fátuo
que me esquenta em banho-maria
se estouro sou pior que o átomo
ainda afogo essa nega na pia 




boora comentar galeera, um abraço e tou indo fazer o trabalho de aluisio  sobre o filme o carteiro e o poeta que é para amanhã  kisses ;) 

3 comentários:

  1. Maria Caroline Oliveira15 de setembro de 2010 às 21:43

    Pra ser sincera achei um poema de difícil compreensão por causa do vocabulário, mas depois que procurei o significado de cada palavra pude entender que o eu lírico descreve a mulher sobre quem fala como uma pessoa de constante mudanças e que se mantem transparente em relação as suas atitudes. Na minha concepção o eu lírico sente ciúmes da sua possível amada, principalmente por não conseguir compreender as mudanças dela, e aparenta se exaltar com tal liberdade que a mesma possui.

    ResponderExcluir
  2. Também achei o poema meio difícil, mas com um pouco de leitura o compreendi. E concordo com carol, o eu lírico demostra ciumes pela amada de forma que só observa sua liberdade e mudanças repentinas sem nada fazer, mas mostrando uma certa irritação como sitou carol.

    ResponderExcluir
  3. Esse é ótimo! kkkk é difícil, mas como carol disse, depois de saber o significado de cada palavra, é muito interessante! A melhor parte pra mim, é quando ele diz: 'ela pensa que eu sou fogo-fátuo / que me esquenta em banho-maria'. Ele quer dizer que ela pensa que o engana, que o sacia com aquele pouco que resta pra ele. E ainda a 'ameassa', quando sai com 'se estouro sou pior que o átomo / ainda afogo essa nega na pia' kkk traduzindo.. enquanto ele ta paciente, tudo bem, deixa quieto.. Mas quando ele estourar, quando não aguentar mais essa pouca importância que é dada a ele, ela vai ver que ele não é fogo-fátuo.

    ResponderExcluir