03 agosto 2010

Volta as aulas !

Galera sejam bem vindos a mais uma etapa desse ano, espero que todos estejam dispostos a estudar e atingir metas que para alguns não foram possíveis no inicio do ano !  
Como todos ja devem estar cansados de ouvir não faremos mais o pss e agora temos que estudar triplicado por conta do enem ... [desesperador para alguns]  mas é meus amigos para conseguir chegar ao topo, temos que nos esforçar bastante e se superar cada dia que passa
Hoje nosso segundo dia  de aula dia 03/08 , fomos para a sala de informatica para conhecer melhor o mestre da literatura Mario Quintana, quem nunca ouviu falar ou leu algo sobre ele não é mesmo? 
Para Mario a poesia era um refugio, ele era capaz de vivenciar as mínimas situações e descrever  cada detalhe que nós jamais conseguiríamos observar. Ele escrevia coisas que não poderia conversar com ninguém, coisas simples  que ele transformava nas mais belas palavras imaginadas. Como vimos, ele trabalhou na farmácia com seu pai e ele disse : " O cuidado que eu tenho com as palavras, era o mesmo que eu tinha na farmácia ".  Mario era um homem  isolado ele só publicou o seu primeiro livro por conta que amigos seus insistiram . [para vocês verem como ele era, apesar de tanto talento ele resistiu um pouco para publicar]. Quintana escrevia sentimentos,transformava situações de sua vida em poesia e teve uma frase que ele disse que me marcou bastante :
"Se expressar com felicidade sua infelicidade não será mais infeliz " .Muito profundo não é mesmo ? Outra coisa que ele disse foi que a infância é uma invenção do adulto, incrível mas para mim é a pura verdade .
Bem alguns dos poemas citados no vídeo que vimos  foram : "O tempo e o vento" , "Do estilo" , "Soneto II", "Evolução",  "O velho do espelho" , "O mapa" , "Parque" e muitos outros.
Agora vou colocar um poema que esta no livro indicado pela nossa professora Gilsa [convite a leitura. pag 28] "Os Poemas de Mario Quintana".

Os poemas 
 
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso 
nem porto
alimentam-se um instante em cada
par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes 
que o alimento deles já estava em ti ... 
"Mario Quintana"




 - Agora galera vamos  comentar um pouco sobre o que vocês acharam da aula de hoje, o que chamou atenção de vocês? para vocês o que é a poesia e o que ela representa ? o que achou do poema citado acima ? e mande a vê ! Os nossos posts serão diários então não deixem de acompanhar o blog espero que gostem


Meu comentário
 Eu sou louca por poesia, acho que é uma forma fácil de expressar sentimentos que jamais poderiam ser compreendidos, uma maneira de se sentir livre e imaginar um mundo só seu, se prender em sonhos reais, uma maneira de viver a vida com mais intensidade e observar cada detalhe não apenas com os olhos e sim com o coração !
 A vida é muito curta para nos prendermos  a poucos detalhes, temos que estar sempre em busca de novas descobertas e emoções, e para mim  a poesia libera tudo isso e mais um pouco, poesia não são apenas letras em um papel, são imagens escritas, sentimentos que são colocados no papel para serem sentidos  e para mim não são todas as pessoas que conseguem interpretar poesia, porque ela só pode ser compreendida quando  ao invés de apenas ler, temos que aprender a sentir as palavras !

Ivone Beatriz
 

7 comentários:

  1. Foi ótimo saber um pouco sobre a vida dele hoje na aula. Ele sabe escrever que ninguém consegue fazer igual, podem até se inspirar nele, como ele mesmo se inspirava em outros autores, desenhos e etc. Nesse poema "Os Poemas" ele fala como se sente em relação às poesias, assim como todos os outros autores, cada um tem uma opnião diferente do que é e de como se escreve a poesia.

    ResponderExcluir
  2. E uma das partes mais importante do vídeo para mim, foi quando ele falou de suas inspirações, eu pude perceber que podemos nos inspirar em qualquer coisa, pode ser até em uma palavra que alguém falou.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ivone, pela postagem e pelo comentário. Acredito que vamos viajar nas palavras e no mundo da poesia.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, como Ivone falou, não temos mais tempo de ficar parado, o que resta é reagir e estudar mesmo nessa nova etapa de conhecimento.
    Sobre Mário Quintana, não tenho nem o que dizer, pois só em observá-lo você consegue perceber a imensidão da sua poesia e o seu extraodinário talento. Gostei muito de conhecer a vida de Mário Quintana hoje. beeijos

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de saber mais sobre Mário Quintana. Vou admitir que não conhecia muito da vida dele, e aprender mais sobre isso é interessante.
    É legal o fato dele escrever na poesia coisas que não conversava com ninguém, mínimos detalhes, etc.
    O poema que já foi lido e comentado em sala é bem legal também. Nos faz viajar dentro de uma poesia e aprender a brincar com as metáforas.

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer a vida do Mário Quintana, sua história é linda. Eu amo a forma como a poesia é feita, é nela que depositamos todos os nossos sentimentos, e conseguimos desabafar tudo. Amei o poema e adorei muito mesmo a vida do Mário.

    ResponderExcluir
  7. "Poesia é um aprofundamento da visão da vida."
    "A infância é uma invenção do adulto."
    "O vento e o tempo são uma das coisas que o vento não levou."
    Essas 3 citações foram as que mais me chamaram atenção durante o documentário... Primeiro ele fala da própria poesia, que é também o tema da mesma postada acima. Sendo que, no poema, ele compara poesia com pássaros, pois não sabe de onde vem, nem para onde vai... É como se ele o fizesse sem sentir e quando vê, ta com o resultado ali. E QUE resultados, né? kk Na segunda frase, eu acho muito mais pessoal a interpretação do que em muitos textos já lido! Mas pelo que entendi, ele quis dizer que a infância era algo inventado pelos adultos, talvez para usar como desculpa, para se livrar de alguma "culpa", entende? Acho que não, mas tudo bem kk Enfim, é isso, não sei como explicar :S haha Vamos passar para última.. Na terceira, ele nos diz, muito claramente, que tudo é levado pelo vento e pelo tempo, com exceção deles próprios. Coisas que também me chamaram atenção foram os fatos dele ter trabalhado tanto em farmácia, quanto como tradutor, e quando ele disse que começou a escrever a partir do momento que ele queria dizer algo, mas não tinha como dizer a alguém, conversando, por exemplo!
    Enfiiiiiim, de verdade kk, eu termino meu comentário com algo que a, também escritora, Tania Carvalhal disse sobre Quintana...
    "Foi muitos sendo ele mesmo"

    ResponderExcluir