08 junho 2010

Cartas Chilenas!



 

Olá, lindos do meu coração :D Ó eu aqui de nuevo \o uhuul, eu sei que vocês adoram minha presença escandalosamente linda kk Sim, vamos ao que interessa... kk Como Gilsa vai falar das "Cartas Chilenas", eu peço licença e vou adiantar um pouco da estrutura, origem e tal (: Então, aí vai..
 

            Cartas Chilenas são prosas satíricas, em versos decassílabos brancos (lembram ? 10 sílabas e sem rimas kk), que circularam em Vila Rica poucos anos antes da Inconfidência Mineira (não, não é o blog de história :x), em 1789. Revelando seu lado satírico, num tom mordaz (que quer dizer irônico com certa maldade, áspero, cruel), agressivo, jocoso (engraçado, alegre, que provoca riso), pleno de alusões (quando se refere a algo ou alguém indiretamente, vagamente) e máscaras, o poeta satiriza ferinamente a mediocridade administrativa, os desmandos dos componentes do governo, o governador de Minas e a Independência do Brasil.
            Critilo é um habitante de Santiago do Chile (na verdade Vila Rica), narra os desmandos despóticos (tirano, arbitrário) e narcisistas do governador chileno Fanfarrão Minésio (na realidade, Luís da Cunha Meneses, governador de Minas até a Inconfidência Mineira).
            Por muito tempo discutiu-se a autoria das Cartas Chilenas. A dúvida só acabou após estudos de Afonso Arinos e, principalmente, de Rodrigues Lapa, comparando a obra com cada um dos elementos do "Grupo Mineiro", possíveis autores, quando se concluiu que o verdadeiro autor é Tomás Antônio Gonzaga e que Critilo é ele mesmo e Doroteu, Cláudio Manuel da Costa. Especula-se que a obra tenha sido influenciada por Cartas Persas, de Montesquieu.



Aprofundaremos mais nas aulas, pessoal :D Ah, esses significados e tal eu botei pra facilitar a leitura :*
Fonte: Wikipédia

4 comentários:

  1. me disseram que esse livro não era tão bom, mas só vejo comentários positivos sobre ele aqui, então vou começar a ler já!

    ResponderExcluir
  2. kkk Mas, gente, mesmo assim, ouvindo dizerem que o livro é chato, entediante e tarará a gente tem que ler, né ? Vamos ler outros gêneros que não estão tão no nosso gosto, mas que alimentam nossa cultura :D bjs :*

    \danusa

    ResponderExcluir
  3. É Andressa, falaram que esse livro não é tão bom assim, mas concordo com que Danusa falou, temos que ler outros gêneros para diversificar nossa leitura. Só queria saber uma coisa: esse livro vai ser abordado no Enem? fiquei com essa dúvida. obrigada =*

    ResponderExcluir
  4. Linda, esse material tem vários erros...Primeiro cartas Chilenas não foi escrito em prosa, são versos decassílabos, na época da Inconfid~encia Mineira, nem tão pouco criticava a Independ~encia do Brasil, pelo contrário lutava pela liberdade, seu autor Tomás Antônio Gonzaga era inconfidente e maior representande do Arcadismo no Brasil...Esse texto foi retirado do wikpédia, site nada confiável. Espero ter colaborado, minha intenção é das melhores...

    ResponderExcluir