26 abril 2010

Romantismo (Segunda Parte)

Como Carol já citou sobre a origem do teatro romântico eu vou postar sobre as diferenças entre o romantismo e o romance, com o intuito de esclarecer mais sobre as dúvidas que surgiram na aula de hoje.

O Romantismo trata-se de um estilo de época surgida no século XIX e que, no Brasil, teve representantes como José de Alencar, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias...
Já o romance é um gênero literário, ou seja, uma forma de se fazer literatura - tal qual um soneto pode ser considerado um gênero, ou um "tipo de texto", digamos assim.
O que acontece é que o romance surgiu no Romantismo, mas não se limitou a ele, pelo contrário, já que existe até os dias atuais. 
Por fim, existe ainda a expressão "românticos" usada para qualificar as pessoas românticas, carinhosas, idealizadoras... Mas isso seria o uso popular, influenciado pelo caráter do "amor romântico" retratado nos romances do romantismo.
Então, puderam entender melhor a diferença? Comentem!


Só para lembrar: Vocês já começaram a ler “O noviço”? Lembrem que é importante a leitura do livro para o vestibular. Então não esqueçam!
Aqui vai um pouquinho do que se trata a peça:
Uma das poucas peças de Martins Pena em três atos, O noviço gira em torno da deslealdade de Ambrósio que se casa por interesse com Florência, rica viúva, mãe da jovem Emília, do menino Juca e tutora do sobrinho Carlos. Assim, Ambrósio tentará ficar com toda a fortuna de Florência, mas para isso acontecer ele terá que tramar diversas artimanhas.



Ficaram curiosos? Então só lendo para saber! [:

16 comentários:

  1. Ainda estava em dúvidas quanto ao Romantismo, não havia entendido a diferença, mas com essa explicação com a diferença entre romantismo e romântico pude entender melhor. Obrigada Carol.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, Carol. Texto bastante didático esclarecedor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. éee, realmente eu ainda não havia compreendido bem a diferença entre romance (temática amorosa) e o romantismo, mas com a ajuda de vocêes, pude compreender melhhor. valeeeu ! beijos .

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Carol por mostrar isso pra gente! Pude entender melhor e esclarecer minhas dúvidas sobre romance e romantismo. beijos

    Samara Hannah

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Carol por esclarecer isso pra gente!
    Pude entender melhor a diferença entre romance e romantismo. beijo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Carol, muito obrigado por tirar essa dúvida terrível que eu tinha.Eu pensava que filmes românticos eram aqueles filmes de amor, mas agora sim eu sei que isso não tem nada a ver, meio estranho mas Jogos Mortais é um filme romântico, quem diria.Parabéns Carol muito bom essa postagem,gostei muito também do resumo do livro "O Noviço" muito legal.Tchau e continue assim.

    ResponderExcluir
  7. Ei, realmente..eu também não tinha entendido não muito bm não :x E eu jurava que livros romanticos eram aqueles que falavam de amor e tal, mas agora ja ficou claro! Obrigada por tirar minha dúvida carol! :D

    ResponderExcluir
  8. Carol, comentário muito bem elaborado, parabéns!Em poucas palavras e de uma maneira bastante clara você nos mostra a real diferença entre romance(gênero literário) e romantismo(estilo da época).

    JULIANA MOREIRA

    ResponderExcluir
  9. Também tinha algumas dúvidas sobre a diferença entre romantismo e romance. Agora pude ver que romance é o gênero literário e que não precisa ser necessariamente uma história de amor.

    ResponderExcluir
  10. É sempre temos duvidas sobre isso , todo mundo pensa que , romance , romantismo vem de histórias amorosas e coisa do tipo, mas com esse post vemos a diferença e o que realmente significa!

    ResponderExcluir
  11. Eu achava romance e romantismo era a mesma coisa e agora eu descobri que não muito esclarecedor esse comentario...Ja sobre o breve comentario sobre a peça foi ótimo pois deixou até quem não tava interessado em ler(como eu)ficou curioso pra saber como vai terminar peça.

    Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  12. realmente cho que todos apesar das aulas e tudo ainda não tinha realmente capitado que o Romantismo não são estórias de amor em especifico, falam de morte, politica e etc., assuntos nem um pouco ligados ao romance, que de qualquer formar se originou a partir do mesmo.
    post muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  13. Também não tinha entendido muito bem a diferença entre romance e romantismo, mas com esse post ficou bem mais fácil entender :)

    ResponderExcluir
  14. vlew.. esclareceu minhas duvidas para um trabalho do colegio :)

    ResponderExcluir