14 abril 2010

Oi Trambiqueiros!

Começamos o 2º bimestre e houve uma mudança nos integrantes do Blog. Agora as postagens serão feitas por: Ana Carolina Oliveira, Andrêssa Franca, Danusa Isabel, Maria Caroline Oliveira e Maria Tereza Lins. Espero que possamos melhorar cada vez mais o Blog e fazer vocês se interessarem mais!

Como nas últimas aulas de Gilsa pudemos conhecer mais sobre o teatro trágico e cômico da Grécia, postei um texto sobre as máscaras usadas nessas representações teatrais:




A civilização grega teve seu apogeu no séc. V a.C., período no qual o teatro também havia se desenvolvido a partir dos rituais das festas dionisíacas às apresentações das tragédias e comédias gregas. A máscara acompanha a mesma evolução, passando de ritualística para teatral. A máscara teatral grega inicialmente era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem. As máscaras também portavam grandes perucas, e no local em que se encaixava a boca havia uma espécie de cone que permitia uma maior propagação da voz. Essas máscaras eram desproporcionais ao tamanho do corpo humano, exigindo desta forma redimensionar todo o figurino para acompanhar a proporção estética, inclusive utilizando botas de saltos altos. E como a encenação das peças era feita exclusivamente por atores masculinos era necessário o uso de máscaras para representar personagens femininos.

por Maria Caroline Oliveira

7 comentários:

  1. adooorei, agora pelo menos temos mais informações né? é sempre bom postar sobre as aulas pq é bom pra revisar oq viu e aumentar o conhecimento. booom demais, continuem postando coisas sobre as apresentaçoes das aulas :)

    ResponderExcluir
  2. ehh, como Andrêssa disse, é realmente muito bom, porque qualquer tipo de dúvida que tiveer ficado, dá pra tirar, aqui mesmo, no blog. Continueem postando. beeeijos /:D

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ficou ótima a primeira postagem, muito legal saber mais sobre os tipos de máscaras que os personagens usavam, e como só tinha homens no teatro na época, eles usavam máscaras femininas. Achei interessante também o fato de colocarem um cone no interior da máscara para propagar a voz, e ainda usam perucas e salto alto! É bom ver que as máscaras também evoluiram com o desenvolvimento do teatro :)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o novo grupo do blog,espero que como o outro esse nos encham de novas descobertas, parabéns pela primeira postagem !

    ResponderExcluir
  5. Carolline Ithamar disse...
    O blog está muito bom,e a primeira postagem está muito boa,além de ser bastante informativa são muito interessantes.Parabéns pelo blog e pela pstagem!

    ResponderExcluir
  6. É muito interessante a diferença do teatro antigo para o de hoje...
    Como diz no texto acima os personagens usavam máscaras de argila ou de folha para se apresentarem o qu eé muito diferente de hoje ;D
    Seria bom se vocês postassem as diferenças do teatro antigo pra o de hoje ;F
    Por: Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  7. uh.. Até que fim, passando por aqui!
    como o teatro evolui em?! muito diferente de hoje, e então, essas máscaras! Os artistas masculinos, muito mais aliviados por não terem de usar mas essas mascaras, trajes e saltos para subir ao palco, se bem que hoje em dia para eles isso tudo seria uma baita diversão. Adorei o post.

    ResponderExcluir