19 abril 2010

Comédia Grega

A comédia antiga

A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao deus Dioniso. A palavra comédia vem do grego “komos", que remete ao sentido de procissão. Na Grécia havia dois tipos de procissão que eram denominadas "komoi". Numa, os jovens saiam às ruas, fantasiados de animais, batendo de porta em porta pedindo prendas, brincando com os habitantes da cidade. No segundo tipo, era celebrada a fertilidade da natureza.
Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. A temática também diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis, enquanto a comédia falava de homens comuns.
A comédia antiga, por fazer referências divertidas aos mortos, satirizar personalidades vivas e até mesmo os deuses, teve sempre a sua existência muito ligada à democracia.
A encenação da comédia antiga era dividida em duas partes, com um intervalo. Na primeira, chamada "agón", prevalecia um duelo verbal entre o protagonista e o coro. No intervalo, o coro retirava as máscaras e falava diretamente com o público para definir uma conclusão sobre a primeira parte. A seguir, vinha a segunda parte da comédia. Seu objetivo era esclarecer os problemas que surgiram no "agón".

Entre os séculos 6 a.C. e 5 a.C a cultura grega atingiu seu auge, porém no século 4 a.C., a rendição de Atenas durante a Guerra do Peloponeso causou o declínio nas produções teatrais da época e isso acarretou o fim da comédia antiga.

A comédia nova

Após a Guerra do Peloponeso surgiu a comédia nova, que se iniciou no fim do século 4 a.C. e durou até o começo do século 3 a.C.
A comédia nova e a comédia antiga possuem muitas diferenças. Na primeira, o coro já não é um elemento atuante, sua participação fica resumida à coreografia dos momentos de pausa da ação, a política quase não é discutida. Seu tema são as relações humanas, como por exemplo, as intrigas amorosas. Não existem mais as sátiras violentas. A comédia nova é mais realista e procura, utilizando uma linguagem bem comportada, estudar as emoções do ser humano.


por Maria Tereza Lins

6 comentários:

  1. Acho bem legal conhecer mais sobre o teatro grego e perceber as diferenças entre comédia e tragédia. A primeira fala de heróis e a tragédia conta sobre homens comuns. E quanto a diferença entre comédias, pude ver que na nova os assuntos se destacam de modo diferente, não se falando muito de política e levando em conta a temática amorosa, sem sátiras violentas, querendo mostrar como o ser humano se sente, de forma bem realista.

    ResponderExcluir
  2. Um que legal tereza, eu achei interessante a mudança que houve na comédia antiga para a nova, a questão do coro não ser um elemento atuante como na antiga, a questão de pegar leve nos assuntos, a questão de não abordar muito a politica e a comédia nova se diferencia mais né ? por ser mais realista e procurar estudar as emoções do ser humano! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  3. Apesar de terem as mesmas origens a tragedia e a comedia são bem diferentes!
    Esta postagem foi muito informativa para mim pois tirou as dúvidas que me restavam sobre a comédia antiga e a nova..
    Por: Lucas Alverga

    ResponderExcluir
  4. É mesmo Lucas, e incrivel mesmo é perceber que muito no teatro foi evoluido, me lembro que uma vez Gilsa fez um comentario que es pessoas morriam de verdade aos olhos de uma mutidão na interpretação de uma peça. Ainda bem que isso não acontece mais.

    ResponderExcluir
  5. Essa cor verde doi os olhos de ler muda essa cor para o preto e branco do timão!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente preciso de exemplos e comédias gregas ... alguem me indica algum? Desde já agradeço

    ResponderExcluir